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A Escola de Educadores é uma plataforma digital criada especialmente para educadores e instituições de ensino, com o objetivo de apoiar a capacitação continuada, a produção e o compartilhamento de conteúdos pedagógicos.
Mais do que um ambiente de cursos, o AVA é um ecossistema interativo e colaborativo, onde é possível:
Aprender por meio de trilhas formativas multimeios — vídeos, podcasts, infográficos e atividades interativas;
Ensinar e compartilhar conteúdos, experiências e práticas com outros educadores;
Interagir em fóruns, áreas de publicação e encontros ao vivo.
Fortalecer a prática pedagógica com recursos digitais acessíveis e atualizados;
Promover o desenvolvimento profissional contínuo de professores e gestores educacionais;
Estimular uma comunidade de educadores que aprendem uns com os outros, de forma horizontal, prática e inovadora;
Facilitar a integração entre instituições e educadores autônomos, com foco em inovação, inclusão e propósito educacional.
Educadores e instituições podem criar, compartilhar e monetizar conteúdos com apoio da nossa equipe.
Oferecemos suporte para:
Publicar materiais destinados a educadores;
Receber curadoria pedagógica e suporte em formatação para produção do conteúdo;
Vender cursos e materiais diretamente na plataforma;
Ao participar, você amplia seu alcance, fortalece sua atuação e contribui para uma rede viva de saberes.
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O acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Educadores é simples e personalizado conforme o seu perfil:
Educador: escolha as trilhas formativas ou módulos que deseja acessar e fale com nossa equipe para receber as orientações e o link de acesso.
Escola: integre sua equipe pedagógica à plataforma e disponibilize formações continuadas, ambientes de troca e recursos práticos para o dia a dia.
Governo: ofereça capacitação continuada à rede de ensino, com formações alinhadas à realidade das salas de aula e respeitando a legislação vigente.
💬 Nossa equipe dará todo o suporte para o acesso, implantação e utilização da plataforma.
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Aprenda a transformar pesquisas da neurociência em estratégias de ensino eficazes e inclusivas.
O curso conecta descobertas científicas sobre o funcionamento do cérebro aos desafios da sala de aula, oferecendo recursos práticos para planejar e conduzir aulas que potencializam a aprendizagem.
Fundamentos de Neurociência para Educadores – compreensão da relação entre cérebro, aprendizagem e desenvolvimento.
Atenção, Memória e Motivação – estratégias para manter o foco e estimular o interesse dos estudantes.
Funções Executivas e Autorregulação – desenvolvimento de habilidades essenciais para organização, planejamento e autocontrole.
Neurociência e Inclusão – práticas adaptadas para atender diferentes perfis de aprendizagem.
Práticas Pedagógicas Baseadas em Evidências – aplicação de estudos científicos no dia a dia escolar.
Com vídeos, materiais interativos e encontros online, a formação é dinâmica, prática e acessível a qualquer localidade.
Certificação em Pós-Graduação Lato Sensu reconhecida pelo MEC, emitida pela Faculdade UnyPublica em parceria com o Instituto Faria Coelho.
Educadores, gestores escolares, instituições de ensino e redes educacionais.
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O programa é composto por trilhas formativas que abrangem competências digitais, pedagógicas, socioemocionais e de gestão, permitindo ao educador escolher percursos de acordo com suas necessidades e interesses. Além disso, conta com o apoio de Inteligência Artificial para auxiliar o educador no planejamento de aulas.
Capacita o educador para atuar de forma crítica, ética e inovadora no uso de tecnologias na educação.
Segurança Digital e Ética Online – práticas para proteger dados, privacidade e uso responsável da internet.
Produção e Leitura Crítica de Conteúdos Digitais – análise e criação de materiais digitais com qualidade e propósito pedagógico.
Uso da Inteligência Artificial na Educação Básica – aplicações práticas de IA para planejamento, avaliação e personalização da aprendizagem.
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em Sala de Aula – integração de recursos digitais no cotidiano escolar.
Promove competências essenciais para a formação cidadã e para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Ética e Cidadania – fundamentos de convivência social, direitos e deveres.
Pluralidade Cultural – valorização da diversidade e respeito às diferenças.
Educação Financeira – noções de planejamento, consumo consciente e economia.
Saúde, Educação Alimentar e Nutricional – hábitos saudáveis e prevenção de doenças.
Meio Ambiente e Sustentabilidade – práticas sustentáveis e consciência ambiental.
Foca no aprimoramento das competências pedagógicas, gestão e autocuidado do docente.
Saúde e Bem-Estar do Educador – estratégias para equilíbrio emocional e físico.
Professor: Parceiro, Mediador e Pesquisador – fortalecimento do papel docente como facilitador e investigador.
Planejamento no Contexto Escolar – organização de conteúdos, metodologias e recursos.
Gestão Estratégica e Colaborativa no Ambiente Escolar – práticas de liderança e trabalho em equipe.
Desenvolve habilidades criativas e expressivas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Jogos Teatrais e Formas de Expressão – técnicas lúdicas para estimular a participação e a criatividade.
O Faz de Conta e a Expressão Oral – valorização da imaginação e da oralidade.
Musicalização, Dança e Corporeidade – integração das linguagens artísticas ao currículo.
Artes Visuais – práticas de criação, apreciação e leitura de imagens.
Educação Física e Interdisciplinaridade – atividades corporais associadas a outros componentes curriculares.
Fortalece competências pessoais e coletivas para a vida em sociedade.
Competências Socioemocionais – autoconhecimento, empatia e resiliência.
Cidadania e Civismo – engajamento social e participação democrática.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Cidadania – alinhamento das práticas pedagógicas à Agenda 2030 da ONU.
Capacita para uma prática pedagógica inclusiva, igualitária e pacífica.
Educação Inclusiva – adaptações e estratégias para atender diferentes necessidades educacionais.
Educação Antidiscriminatória – combate a preconceitos e promoção da equidade.
Cultura de Paz: Escola e Família no Combate à Violência – construção de ambientes seguros e acolhedores.
Orienta o educador na construção de processos avaliativos coerentes, inclusivos e significativos.
Avaliação Diagnóstica, Somativa e Formativa – diferentes métodos para acompanhamento da aprendizagem.
Avaliação por Projetos e Atividades Práticas – estratégias de mensuração por meio de produções concretas.
Autoavaliação e Coavaliação – protagonismo do estudante no processo avaliativo.
Uso de Ferramentas Digitais na Avaliação – recursos tecnológicos para coleta e análise de dados.
Apresenta fundamentos científicos para potencializar a aprendizagem e a inclusão.
Fundamentos de Neurociência para Educadores – compreensão do funcionamento do cérebro na aprendizagem.
Atenção, Memória e Motivação – estratégias para estimular e manter o interesse dos estudantes.
Funções Executivas e Autorregulação – desenvolvimento de habilidades de planejamento, organização e controle emocional.
Neurociência e Inclusão – adaptação das práticas pedagógicas às necessidades neurológicas diversas.
Práticas Pedagógicas Baseadas em Evidências – aplicação de estudos científicos no cotidiano escolar.
Com vídeos, materiais interativos, encontros online e certificação, a formação é dinâmica, prática e acessível a qualquer localidade.
Certificado de Formação Continuada, emitido em parceria com o IFEEC – Instituto de Formação Educacional e Empresarial Contínua.
Educadores, gestores escolares, instituições de ensino e redes educacionais.
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CONTEÚDOS PERSONALIZADOS, CRIADOS POR QUEM VIVE A EDUCAÇÃO
Equipe de educadores multidisciplinar, composta por especialistas, mestres e doutores que conhecem de perto os desafios da sala de aula. Todos os conteúdos são elaborados e disponibilizados, com base em evidências científicas — sempre atualizados e adaptados às diferentes etapas da educação básica.
Dra. Thais Faria Coelho
Doutora em Neurociência da Educação, é referência nacional na formação de professores com base em evidências científicas, aliando teoria, prática e compromisso com uma educação transformadora.
Dr. Marcos Calil
Doutor em História da Ciência pela PUC-SP, com formação em Astronomia e Matemática. Atua como professor, consultor e divulgador de Astronomia.
Me. Carlos Vianna
Mestre em Física pela USP, licenciado em Letras e Artes Plásticas. Coordenador científico no centro de ciências Sabina Escola Parque do Conhecimento, promovendo formações interdisciplinares nas áreas de Ciências, Artes e Tecnologias Educacionais.
Me. Marília Rios
Mestre em Ensino de Astronomia pelo IAG-USP, premiada por pesquisa em Libras. Pedagoga com formações em Libras, TDAH e Neurodesenvolvimento, atua na formação de professores sobre acessibilidade e educação inclusiva.
Profª Isabela Marin
Mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática, com licenciatura em Ciências Biológicas. Especialista em metodologias ativas de aprendizagem e professora no ensino formal de Ciências, Biologia, Química, Matemática e Língua Estrangeira Inglesa.
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